quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nomenclaturas e seus Sinônimos


A política brasileira tem uma facilidade para criar nomenclaturas, que se tornam sinônimos para designar os freqüentes casos de corrupção que vem acontecendo ao longo dos tempos.  Quem não se lembra dos Anões do orçamento?! (Esquema de corrupção do qual faziam parte governadores, ministros do governo, senadores e deputados no período do governo Color. Os envolvidos recebiam comissões gordas para favorecer empreiteiras e desviavam recursos para entidades de assistência social fantasmas).
Podemos ainda citar o ex-Juiz Nicolau dos Santos Neto, o famoso Juiz Lalau. (Ex-presidente do Tribunal do Trabalho paulista (TRT), apontado pela Procuradoria da República como principal responsável pelo desvio de verbas das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo, montante equivalente a US$ 100 milhões, acusado também por trafico de influência).
Quem não ouviu falar do  valérioduto (Esquema no qual o empresário Marcos Valério era o receptor e condutor de recursos financeiros para parlamentares, com a finalidade de garantir apoio ao governo Lula).
Será que não esta na hora de criarmos outras nomenclaturas? Por exemplo, exterminador, vingador, justiceiro etc.
Certamente se não for tomada uma atitude por parte da sociedade com certeza daqui um pouco conheceremos outra nomenclatura que será sinônimo de mais uma destas que estamos nos acostumando.

 José Vilande
Professor e Ministro Evangélico

Nenhum comentário: